Inscrição
Passadiço do Mondego e Aldeia Histórica de Linhares da Beira
Preencha um formulário para cada pessoa que pretende inscrever.
“O outono é outra primavera, cada folha uma flor.” (Albert Camus).
É neste cenário outonal que Montes e Trilhos Ecoturismo te desafia a explorar a pé a apaixonante e singular Serra da Estrela, num fim de semana diversão, aventura e natureza. Vamos ter a oportunidade de caminhar por frondosos soutos tingidos de cores outonais, calcorrear os Passadiços do Mondego e conhecer a aldeia Histórica de Linhares da Beira.
Imagina-te a caminhar por vales encantados, onde as árvores se vestem de mil cores e os aromas do outono se misturam com o ar puro da montanha.
Uma experiência única, a não perder!
14h00 – Hotel Inatel – Concentração do Grupo e Brieffing
PERCURSO PEDESTRE: “TRILHO DA CALÇADA ROMANA”
Descrição:
Linhares, aldeia histórica do concelho de Celorico da Beira é um autêntico museu ao ar livre, com uma paisagem serrana onde o granito é rei.
Deambular pelas antigas ruas desta aldeia é fazer uma incursão ao passado, à sua história, e sentir a brisa do Vale do Mondego a acariciar-nos o rosto.
Integrado no sistema defensivo beirão, o Castelo foi construído a mais de 800 m de altitude, num terreno desnivelado e rochoso, o ponto de partida do nosso percurso.
Depois vamos descobrir a igreja da Misericórdia, a Ribeira de Linhares, a Calçada Romana, e os campos agrícolas circundantes.
Ao longo do percurso podemos encontrar marcas da população serrana e do meio rural, construções em granito quer para habitação quer as denominadas “cortes” – edificações de apoio à atividade agrícola e várias espécies autóctones como o castanheiro, o freixo, o carvalho negral, o salgueiro e o amieiro.
Calça as botas e vem viver esta aventura!
Pequeno almoço no hotel e à hora marcada, ida para o local do início do percurso
PERCURSO PEDESTRE
Descrição:
Vamos calcorrear os passadiços do Mondego, que se erguem nas margens do Rio Mondego e permitem conhecer uma região com caraterísticas próprias e únicas.
O trajeto combina passadiços em madeira com trilhos e caminhos já existentes. Passa pelas aldeias de Pêro Soares, Mizarela, Vila Soeiro, Trinta e Videmonte e atravessa dois afluentes do Mondego, o Ribeiro do Barrocal e o Rio Caldeirão. Teremos acesso a lugares únicos, como o Miradouro do Mocho Real, a Central Hidroelétrica do Pateiro, moinhos e ruínas de antigas fábricas de tecelagem, pequenas cascatas e pontes suspensas.
Vem caminhar, viver e descobrir!
JANTAR DE GRUPO
Pequeno almoço e check-out no hotel e à hora marcada, ida para o local do início do percurso
PERCURSO PEDESTRE – ROTA DOS SOUTOS
Descrição:
Neste percurso somos brindados com um espetáculo deslumbrante: a mãe natureza vestida com um manto outonal, mesclado de amarelo e castanho.
Vamos caminhar por extensos campos de floresta (com destaque para o castanheiro), de solos férteis e água abundante, onde os pastores e os rebanhos ainda teimam em caminhar, planalto acima, planalto abaixo.
A aldeia de montanha de Prados constitui o ponto mais alto do Concelho de Celorico da Beira, na Penha dos Prados. Ali no alto, são sete os castelos que os olhos alcançam… e o oitavo escondido (Linhares da Beira) pelo manto verde da natureza.
Motivos mais do que suficientes para nos deixarmos surpreender pelo outono nesta aldeia de montanha.
Vem caminhar, viver e descobrir!
Programa comercializado por Montes e Trilhos Ecoturismo em parceria com a Stella Travel.
Caminhada para fazer A RITMO DE PASSEIO, para desfrutar da NATUREZA e criar/alicerçar laços de amizade, com tempo para fotografias e explicações acerca dos valores naturais e etnológicos da região.
PROTOCOLO COVID-19
A Montes e Trilhos Ecoturismo é uma empresa “CLEAN & SAFE”, devidamente certificada e cumpridora das normas estabelecidas e definidas para a prática da atividade de animação turística, na vertente de turismo de natureza.
Todos os inscritos irão receber informação especifica e orientação de procedimentos a adotar na prevenção de infeção pelo novo coronavírus (COVID-19). A todos será dado conhecimento do protocolo interno, onde constam as diretrizes a seguir por todos os participantes nas nossas atividades e assim garantir a segurança de todos.
Recomendamos a leitura do nosso protocolo COVID-19, aqui.
CÓDIGO DE CONDUTA
Todos os caminheiros devem respeitar o Código de Conduta e Boas Práticas dos Visitantes nas Áreas Protegidas, uma recomendação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e que Montes e Trilhos adotou para todos as suas atividades.
RNAAT 176/2015 | Reconhecida como Turismo de Natureza pelo ICNF.
Preencha um formulário para cada pessoa que pretende inscrever.
Preencha um formulário para cada pessoa que pretende inscrever.