Inscrição
Os Arrifes do Planalto de Santo António
Preencha um formulário para cada pessoa que pretende inscrever.
Um percurso de contrastes...
No dia 25 de janeiro, convidamos-te a descobrir um cenário único, onde a natureza nos mostra de forma clara a transição entre o imponente Planalto de Santo António e as suaves ondulações da zona de bairro. É fácil perceber como a paisagem muda: de terrenos marcados por afloramentos de rocha calcária, típicos do Maciço Calcário Estremenho, para áreas mais férteis e trabalhadas, características da Bacia Terciária do Tejo.
Seguiremos por trilhos que atravessam os arrifes, zonas de transição entre diferentes formações geológicas, e que nos conduzem à pitoresca aldeia de Covão do Feto, que se ergue na periferia de uma dolina conhecida como "felgar" - um vale agrícola cuidadosamente moldado pelo trabalho humano ao longo dos tempos. Aqui podemos encontrar espécies como a “Barlia robertiana” – uma das maiores orquídeas da flora portuguesa, o “Narcissus calcicola “– narciso endémico de Portugal e tentar observar a rara Gralha-de-bico-vermelho (Pyrrhocorax pyrrhocorax).
Vamos percorrer caminhos ladeados de muros de pedra seca, onde sobreiros monumentais ganham destaque e onde as oliveiras são uma presença quase constante. Aqui respira-se ruralidade e autenticidade!
Por último, vamos explorar a nascente temporária do Ribeiro do Carvalho, vulgarmente conhecida como “Olho de Mari Paula”, que tal como outras nascentes do PNSAC só tem água em invernos rigorosos.
Trata-se de um percurso que combina natureza, geologia, cultura rural e tranquilidade, ideal para quem procura conhecer de perto a identidade do PNSAC.
Calça as botas, faz a mochila e vem caminhar…
Podemos contar contigo em mais esta aventura?
Caminhada para fazer A RITMO DE PASSEIO, para desfrutar da NATUREZA e criar/alicerçar laços de amizade, com tempo para fotografias e explicações acerca dos valores naturais e etnológicos da região.
PROTOCOLO COVID-19
A Montes e Trilhos Ecoturismo é uma empresa “CLEAN & SAFE”, devidamente certificada e cumpridora das normas estabelecidas e definidas para a prática da atividade de animação turística, na vertente de turismo de natureza.
Todos os inscritos irão receber informação especifica e orientação de procedimentos a adotar na prevenção de infeção pelo novo coronavírus (COVID-19). A todos será dado conhecimento do protocolo interno, onde constam as diretrizes a seguir por todos os participantes nas nossas atividades e assim garantir a segurança de todos.
Recomendamos a leitura do nosso protocolo COVID-19, aqui.
CÓDIGO DE CONDUTA
Todos os caminheiros devem respeitar o Código de Conduta e Boas Práticas dos Visitantes nas Áreas Protegidas, uma recomendação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e que Montes e Trilhos adotou para todos as suas atividades.
Preencha um formulário para cada pessoa que pretende inscrever.
Preencha um formulário para cada pessoa que pretende inscrever.