Classificar uma atividade quanto ao seu grau de dificuldade é bastante subjetivo dado que depende da condição física de cada um. Assim o participante ao escolher uma atividade deve ter em conta, se a sua condição física está adequada ao nível de dificuldade da atividade escolhida.
Cada atividade é classificada em 4 níveis: Muito fácil, Fácil, Médio e Difícil em função da extensão, dos desníveis, dos obstáculos e do tipo de piso.
Muito Fácil – atividade que se destina a todas as pessoas, de curta distância e duração, efetuada num percurso com piso regular e sem desníveis, de baixa intensidade física.
Fácil – atividade com distâncias e duração um pouco maiores, efetuadas em percursos que podem apresentar alguns desníveis, com uma baixa intensidade física.
Médio – atividade com distâncias e durações maiores efetuadas em percursos com um piso irregular e alguns desníveis acentuados, requer uma boa condição física.
Difícil – atividade com distâncias e durações mais longas efetuadas em pisos irregulares e com desníveis acentuados em diversas fases do percurso, requer uma boa condição física e a prática de exercício regular.